quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Assertividade Emagrece!

Esse final-de-semana tive visitas que ficaram sábado e domingo em casa. Como fui treinada a mostrar amor e zelo cozinhando, foi exatamente o que eu fiz o tempo todo.
Exagerei, fiz comida para dar com pau! Comemos a soca que sobrou até hoje e ainda tem um monte de coisa no freezer esperando ser despachada. Ontem por exemplo fiz pão de linguiça para despachar um pacotão que sobrou do churrasco.
Planejei tanto e tanta coisa deu errada... Trabalhei que nem camela e fiquei irritada pq ninguém me ajudava nem a passar uma água num copo. Caprichei tanto e teve gente que nem provou para dizer se estava bom. Será que estava todo mundo errado e eu sou uma coitadinha? Claro que não!
Primeiro que embora seja uma filosofia muito diferente da qual fui criada, o importante de uma visita é passar o tempo juntos e não comer até sair pelo nariz e admirar minha cozinha limpa ou manter meu apto arrumado.
Segundo que exceto por umas duas ou três indiretas para o Marido, antes de ficar muito irritada com ele, EU não pedi ajuda. Não tenho cara de pedir para uma visita me ajudar com a louça, mas depois fico reclamando que ninguém me ajudou? Pode?
Isso é só para ilustrar o que na minha opinião é o pior problema do obeso: Falta de Assertividade! Quantas vezes eu comi um negócio que nem estava bom, só para agradar alguém?
Quantas vezes eu fiz uma coisa contra a minha vontade e para desentalar o fato da garganta engolia um monte de comida depois?
Quantas vezes eu comi para "não jogar fora"?
Quase todas as blogueiras que eu acompanho já falaram sobre isso e as que conseguiram emagrecer sempre têm histórias sobre como aprenderam a ser assertivas. Uma tabelinha para mostrar o que elas dizem e o que eu ainda faço:


O que minhas gurus sempre dizem: O que eu acho/faço:
Não se deixe de lado: Não deixe de fazer seu exercício para fazer sala para alguém.  Não traga coisas calóricas para sua casa para agradar outra pessoa e principalmente não coma algo por causa da insistência de outras pessoas.  A única exceção aos casos acima é quando VOCÊ realmente quer fazer essas coisas de maneira consciente, planejada e não forçada. Para uma pessoa que tem problemas de assertividade como eu, nem sempre é fácil diferenciar quando realmente quero fazer algo ou estou somente cedendo a insistência alheia.  E ainda faço mais: acabo achando que cuidar de mim mesma não é tão importante quando cuidar ou agradar os outros!
As pessoas que querem o seu bem e que lhe respeitam, vão entender caso você precise negar uma oferta. As que não entenderem, certamente não te odiarão por tão pouco. Eu ainda sinto uma necessidade enorme de não contrariar os outros e ainda tentar agradá-los! Que saco! Ah! E detesto gente insistente!
Não se trate igual lata de lixo: É melhor jogar for a o que sobra do que colocar para dentro e te fazer mal. Eu tento aproveitar de forma inteligente (e light) todas as sobras.  Não é fácil e nem sempre é possível.  Ainda como algumas coisas para não jogar fora :(

Embora ainda esteja longe de conseguir ser assertiva, entender o problema que tenho já é um grande passo para concertá-lo.
Beijos!



3 comentários:

  1. pois eh, na minha familia, tudo gira em torno de comida, nossa, reuniao de familia eh uma mesa cheia de coisa e se tu nao come e diz que tah de regime e minhas tias reparam que tu tah magra mesmo, ficam especulando se nao está com bulimia.... ve se pode? mas essas mudanças nos habitos a gente adiquire com o tempo... obrigada pelo carinho! bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcia.
    Encontrei seu site no desafio da Le.
    Me identifiquei com todo o seu post, desde o "agradar cozinhando" (sou portuguesa, filha de portuguesa, neta de portuguesa...) até o "agradar comendo".
    Afinal, tinha que existir um motivo para nossa eterna luta com a balança, não?
    Vou usar sua listinha como inspiração.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Confesso: Também sou bem enjoada para apreciar um texto.
    Isso foi uma das coisas que me atraiu no blog da Lu Francesa (não Le, como coloquei aí em cima), da Clarissa (também está no desafio) e no seu.
    abçs

    ResponderExcluir