sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Problemas Existem

Foto retira daqui.
Ensaiei para escrever várias vezes mas duas semanas complicadas se passaram e eu pensei em mil assuntos e nada ao mesmo tempo.
A avó do Marido passou essa semana aqui em casa. Ela costumava ser uma senhora muito ativa para a idade (80). Arrumava a casa, cozinhava, lavava, passava, fazia compras, tudo sozinha. Tão sozinha que era extremamente carente e capaz de falar por horas e horas ininterruptamente em loop de assuntos (significa que as outras pessoas não conseguem falar) ao menor sinal de atenção (ela ouviu vc se mexer). Sério, eu convivo com várias senhorinhas na faixa dos 80 e nenhuma chegou aos pés da Sogra-Avó no quesito carência e extensão de conversa.
Pois bem, depois de anos de conflitos financeiro-familiares, ela teve um colapso nervoso muito grave. Agora ela diz que “não consegue” mais fazer nada do que fazia, nem varrer o chão, nem cozinhar, nem tomar remédios sozinha. Ela se abandonou porque inconscientemente acha que se ela for incapaz, alguém tomará conta dela. Vejam bem, não estou falando que ela está fingindo. Ela está convencida de que não consegue e não tenta, simplesmente isso.
Enfim, estressei. Já não estava mais conseguindo ser tão atenciosa como no começo da semana e não tive a mínima vontade de conversar. Minha vontade era ficar trancada do quarto ou passar o dia inteiro fora de casa. Quem nunca passou por situação semelhante não conseguirá entender e peço que não me julguem. Quem já passou por essa situação aceito conselhos.
Resumo da semana:
- RA Horrível. Não consegui me focar. Tenho várias desculpas para dar, pois caso alguém não saiba, senhorinhas de 80 anos não comem tofu grelhado com cogumelos (ela olhou com desprezo e nem tocou em um omelete de shitake que fiz segunda-feira) e precisam de mais nutrientes do que salada e grelhados. Essa senhorinha de 80 anos praticamente só come carboidrato! Ela tem o costume de comer macarrão COM arroz, torta de frango com batata NO recheio, arroz E salada de batata. Ah! E ela troca qualquer refeição por uma tranqueira como sorvete, biscoito, sucrilhos, lanche, pão de queijo. Cozinhei a semana inteira, carboidrato-extreme. Ah! O Marido não está almoçando, ou seja, eu tive que almoçar com ela todos os dias. Descontei a irritação em sorvete, bolacha e carboidrato das refeições.
- AF (quase zero) = cozinhar, limpar a casa, lavar a roupa, tentar não enfiar um lápis no ouvido.
No fundo, sei que é tudo desculpa. Sei que uma pessoa de cabeça magra, não teria descontado a irritação na comida, teria dito para a Sogra-Avó: “Agora a senhora fica aí quietinha que eu vou fazer minha AF.”, mas eu não consegui ser tão evoluída.
Bom, felizmente a semana acabou! Amanhã vamos levar a Sogra-Avó de volta mas o problema de decidir o destino dela, assim como os meus quilos a mais, persiste.

2 comentários:

  1. De fato não tive uma experiência como esta, com pessoas idosas. Deve ser realmente muito difícil, principalmente por se tratar de família de seu marido, não sua.
    Realmente entendo a situação, tanto de falta de paciência quanto de aumento de apetite.
    Mas acredite, é muito normal os idosos agirem desta forma. É realmente carência, nada específico contra você.
    Agora que a situação melhorou, nada de culpas e "bola pra frente", não?
    Sorte.

    ResponderExcluir
  2. OiMARCIAAA

    BOA FERIADO AI,

    pessoas idosas sao igual criancas ne, minha avo tb so come maoionese torta de frango kkkkk

    eu ia amara tofu e shitake!!!

    mas tenta nao cair na energia e nao deixar isso afetar sua vida, pq so vc vai pagar por isso ne

    bjao otima semana

    ResponderExcluir