quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Beringela super-fácil



Não é todo mundo que gosta de beringela, mas uma coisa temos que admitir: a danada é versátil.  A Faby do Rainhas do Lar disse que pode chegar a 100 receitas de beringela fácil, fácil (experimente o famosíssimo antepasto dela com um pouco menos de azeite para uma versão light). Minha mãe só fazia à milanesa ou gratinada com carne moída (qualquer dia eu posto esta receita).  Eu prefiro explorar pratos mais leves e esse surgiu de um dia de muita pressa.

Pique todos os legumes em quadrados médios (só para combinar o tamanho) e coloque numa assadeira.  Essa é uma dica importante: misture todos os temperos separadamente antes de adicioná-los aos outros ingredientes.  Faço isso porque a beringela absorve muito e muito rápido os temperos, principalmente os oleosos e desse modo o sabor fica mais homogêneo.  Nessa versão eu usei tahine (mas usei muitas vezes azeite no lugar), vinagre balsâmico (pode ser o comum ou limão), orégano, pimenta moída na hora e sal.
Leve ao forno por uns 10 min (vai depender do seu forno), retire e dê uma boa misturada e volte ao forno por mais 10 min.  Está pronto quando a beringela estiver macia mas ainda úmida.
Acompanha muito bem uma carne assada ou macarronada.  Também fica bem servi-la fria como antepasto numa torradinha (infelizmente aqui em casa nunca sobrou para eu testar).
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário