segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dá para gostar de chuchu?

Comecei a aprender a cozinhar um pouco antes de começar a fazer regimes. Coleciono tanto livros de culinária quando de vida light. Hoje me viro bem entre legumes, pouco azeite e carboidratos integrais, mas não foi fácil me acostumar e gostar das coisas mais simples.
Quando a gente nasce ou ainda é criança, nosso paladar é ajustado para gostar somente de coisas calóricas pois precisamos de muita energia para crescer. Daí que criança sempre procura e sempre procurará coisas doces e gordurosas. Não é o próprio leite assim?
Só que a medida que a pessoa cresce acaba por tomar gosto por outros sabores pois precisa de outros nutrientes. Num passado não tão distante, as famílias faziam suas próprias refeições partindo sempre de praticamente todos produtos frescos e não industrializados porque essa era a única opção existente. E hoje? Hoje temos tantas opções fáceis e ruins que é difícil optar pelo menos fácil e bom. Quem é que prefere lavar, picar e temperar uma salada a discar um numero e em minutos ter em casa uma pizza com o queijo ainda derretendo? Pizza não é ruim para dieta, ruim é que o entregador só traz uma pizza inteirinha e ninguém come um só pedaço dela.
Mas na minha opinião o pior dos dias de hoje não é fast food, por incrível que pareça. É a vontade de deixar as coisas mais incrementadas, a vontade do “extra”, extra-queijo, extra-creme-de-leite, extra-leite-condensado, fritura no que pode ser assado ou cozido, açúcar no que já é doce, sal no que já está salgado, maionese no que já é gorduroso e assim vai. Sabe o que é isso? É viciar o paladar exatamente da mesma maneira que as pessoas se viciam em bebida ou cigarro. No começo você não precisa do extra, mas depois de um tempo o extra já não é o suficiente, e vc precisa mais de extras.
Minha mãe fazia um arroz-doce, perfeitamente maravilhoso somente com leite, arroz e açúcar. Hoje, dá uma procuradinha por receitas de arroz-doce... A grande maioria leva creme-de-leite ou leite-condensado! Precisa disso? Eu já comi arroz-doce com extra creme-de-leite e leite-condensado e vou te dizer, o da minha mãe era melhor, mas a maioria das pessoas está viciada em leite-condensado e creme de leite!
Agora, eu volto ao papo do titulo: dá para gostar ainda de chuchu? Dá! Para mim pelo menos deu! Foi um longo processo e outra hora eu falo mais disso pois o post já está enorme. Então só para ilustrar uma receitinha de chuchu.


Chuchu Crocante de Forno
- 1 chuchu
Chuchu temperado e arrumado na assadeira
- 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (por favor, use o fresco)
- 3 colheres de sopa de farinha de rosca (preferencialmente de pão integral)
Descasque o chuchu, corte ao meio para retirar a semente e depois corte em fatias (pode ser em cubinhos, mas aí é preciso aferventar ou cozinhar no vapor um pouco antes). Arrume em uma assadeira e tempere com sal e pimenta do reino.

Gratinado com uma casquinha crocante.

Polvilhe a mistura da farinha de rosca com o parmesão por cima e leve ao forno por alguns minutos até o chuchu amaciar e o queijo gratinar.

Se vc não cozinhar o chuchu antes ele ficará bem firme. Se vc preferi-lo mais macio pode aferventá-lo, mas o melhor é cozinhá-lo antes no vapor.

Espero muito que você goste!
Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário