quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Macarrão e Abobrinha

Com esse friozinho fica mais difícil comer salada, então apelo para os legumes (dá prá ver pelos posts passados, né?). Como macarrão é um prato que eu e o marido gostamos muito, sempre dou um jeito de encaixar um legume para diminuir as calorias do prato. O de hoje foi pimentão, mas pode ser abobrinha, brócolis, couve-flor, até couve-manteiga mesmo eu coloco no macarrão e como com gosto. A Sadia fazia uma lingüiça de frango defumada super light que era perfeita para esse macarrão, mas não sei porquê cargas d’água não fabrica mais. A receita da abobrinha é uma adaptação da que a minha avó fazia e chamava de torta de abobrinha, mas toda vez que eu posso substituir farinha de trigo ou maisena por aveia eu faço pois ela dá liga, tem fibras e é muito mais nutritiva. Quando ficou pronto, lembrei de um post que a Faby do Rainhas fez esses dias dizendo que usa muito o trigo integral em grão, pois a aveia em flocos grandes cozida ficou parecendo trigo.

Macarrão com Lingüiça e Pimentão (inspirado nesse aqui)

Não precisa de medidas muito certinhas, mas fatio bem fino uma lingüiça defumada (essa foi a da Sadia para churrasco) e coloco numa panela com um pouco de água no fundo (um meio copo). Deixa ferver até a água sumir. Isso faz com que a lingüiça solte um pouco da gordura e aí não é preciso acrescentar óleo para fritá-la e deixá-la douradinha. Quando a lingüiça já estiver bem dourada acrescento o pimentão picado e refogo o suficiente para que ele dê uma murchada (legume muito cozido perde o gosto e textura). Acrescento o macarrão (fui de espaguete integral), dou uma fritada geral e por último o molho (feito em casa de preferência).


Abobrinha de Forno com Aveia

 Corte a abobrinha (usei a paulista verde, mas minha avó usava a madura) em fatias de 1/2cm. Numa assadeira coloque uma camada de abobrinhas e distribua uma xícara de aveia em flocos grandes e depois mais uma camada de abobrinha. Em ¾ de xícara de leite dilua 2 saches de caldo de galinha em pó, pimenta do reino e mais qualquer tempero do seu gosto. Regue a assadeira com o leite de maneira bem uniforme. Cubra com papel alumínio e leve ao forno. Quando a aveia cozinhar (vc verá ela saindo um pouco por entre as fatias da camada superior de abobrinhas) tire o papel alumínio, polvilhe com parmesão e volte ao forno para gratinar.


 Fiz o macarrão para sobrar para a janta mas o marido matou tudo no almoço. Eu gostei mesmo foi da abobrinha. Como eu amo coisas gratinadas! Meu primeiro pratinho do almoço de hoje foi esse aqui:

Bejios!

3 comentários:

  1. Oiii
    ate que o salagadinho é bemm coracante e vem numa qtde boa...

    eutb faco macarrao com legumes e alguma carne ai ja fica uma refeicao completa,mas so como do integral.e coloco brocolis,couve flor e cenoura,tem uma seleta q ja vem congelada assim...

    Obrigada ,eu me adoro com 63kg....vou manter c unhas e dentes!!
    Bjaoo

    ResponderExcluir
  2. menina quanta receita gostosa~!!! Uma semana super light! obrigada pelo carinho! bjus!

    ResponderExcluir
  3. assisti sim!!! gostei dele, assisti salt, o bem amado,meu malvado favorito, mercenarios, sherek. toy story e tb uns franceses etc q passam no cinema unibanco daqui e eu vou dia d semana ver sozinha pq meu marido nao gosta e eu amo...vi um estranho em mim, esse era meio chatinho, e vi a jovem rainha vitoria....kkkkkkkkkk
    fds passado alugaos 4 filmes...pq estreia 1 filme so ou 2 por semana,aqui ate q tem mto cinema,so q passa os mesmo filmes em todos!!
    um otima quinta p vcc

    ResponderExcluir